Home Editoriais Cidades Inverno pode favorecer propagação do coronavírus, diz pneumologista

Médica Fernanda Miranda participou do programa O Mundo em Sua Casa desta terça-feira nas rádios RBC FM e Brasil Central AM

A chegada do inverno no país gera apreensão entre médicos e pesquisadores de que as baixas temperaturas podem favorecer a propagação do novo coronavírus. Para entender essa questão, os apresentadores Marcelo Cabral e Paulo Henrique Santos, do radiojornal O Mundo em Sua Casa, conversaram nesta terça-feira, dia 26, com a médica pneumologista Fernanda Miranda de Oliveira.

Segundo ela, apesar de o novo vírus ter se espalhado pelo Brasil no verão, há um temor de que ele possa repetir o comportamento de viroses gripais no inverno. “No inverno, as pessoas ficam em ambientes fechados por mais tempo, a baixa umidade relativa do ar deixa partículas mais suspensas, o nariz das pessoas fica mais ressecado, há mais doenças respiratórias, enfim, é racional pensar que a propagação dele [coronavírus] pode ser facilitada”, sugere a especialista.

Mas ela lembra uma atenuante, derivada dos próprios cuidados de combate ao novo vírus. “Todos os anos, o que se observa é que os sintomas respiratórios das gripes levam ao aumento de 30% na procura das pessoas pelos serviços de emergência dos hospitais nessa época. Mas neste ano talvez esse comportamento seja diferente, porque as pessoas estão procurando mais pela vacina da gripe e estão se protegendo mais por causa do corona e essa proteção serve para todos os vírus”, disse.

A pneumologista terminou a entrevista reforçando conselhos para que as pessoas reforcem os cuidados pessoais de saúde no inverno. São medidas simples como manter o ambiente arejado, hidratar as narinas com soro quando a umidade do ar cair muito e cuidar da alimentação.

ABC Digital

 

Deixe um comentário