Home Destaques Serpes: Avaliação do governo Caiado cresce 11,7 pontos e chega a 61,9%

Aprovação era de 50,2% em setembro passado; Levantamento atual mostra avaliação positiva oito vezes maior que a negativa

Publicado: 15.03.2023

O segundo mandato do governador Ronaldo Caiado começou com aprovação de 61,9% dos goianos, de acordo com pesquisa Serpes contratada pela Federação Goiana dos Municípios (FGM) e realizada entre os dias 5 e 8 de março. A avaliação cresceu 11,7 pontos porcentuais nos últimos seis meses, na comparação com levantamento realizado pelo Instituto em setembro de 2022.

Entre os entrevistados, 28,4% avaliam o governo como “ótimo”, 33,5% acham “bom”. Outros 23,6% entendem que a administração é “regular” e somente 7,4% afirmam achar o início do segundo mandato como “ruim” ou “péssimo”. Ou seja, a avalição positiva é oito vezes maior que as negativa. Os números foram divulgados pela coluna Giro, de O Popular, nesta quarta-feira (15/03).

Eleito em primeiro turno com 51,8% dos votos válidos, o governador Ronaldo Caiado começou a trabalhar o segundo mandato já em outubro do ano passado, no planejamento e na preparação de novos projetos, muitos deles já aprovados para dar a sustentação às ações prioritárias desta segunda gestão. Entre as iniciativas, estão o início da construção do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora) e o novo Pacote Social.

A movimentação do governo em pautas como o aumento da assistência à população vulnerável, o reforço nos investimentos em infraestrutura e interlocução permanente com o governo federal justificam o salto verificado nas avaliações positivas. Um exemplo: Entre os entrevistados que consideram que Caiado faz um ‘ótimo’ governo, as avaliações subiram de 13% para 28,4%.

Parceria

O Serpes também questionou o eleitor sobre uma aproximação do governador Ronaldo Caiado com o presidente Lula, adversários eleitorais, em pautas de interesse de Goiás. No total, 60% dos entrevistados avaliam como positiva a parceria. Destes, 35,5% avaliam que ‘certamente sim’ e outros 24,5% ‘sim, mas com cautela’.

A pesquisa Serpes entrevistou 1001 eleitores em 31 municípios de todas as regiões de Goiás. A margem de erro do levantamento é de 3,1 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Deixe um comentário