Home Últimas Notícias Fundo Municipal de Cultura destina 900 mil reais para projetos de artistas...

Inscrições são online e vão até 11 de fevereiro

Publicado: 05.01.2022

Foto: Divulgação

Estão abertas até 11 de fevereiro as inscrições para o processo seletivo do Fundo Municipal de Cultura 2021. São R$ 900 mil para financiamento de projetos nas áreas de artes visuais, audiovisual, cultura de rua, cultura popular, patrimônio e artesanato, dança, literatura, teatro e circo, artes integradas e música. As inscrições podem ser feitas pelo site https://fmc-anapolis.netlify.app, onde também se encontra edital, regulamento e outras informações.

Nesta edição, a administração municipal, mantenedora do Fundo, fez um acréscimo de R$ 100 mil em relação ao processo anterior, ampliando também o número de projetos a serem contemplados, de 34 para 36. “O Fundo Municipal de Cultura movimenta uma rede produtiva que inclui profissionais e serviços de diversas áreas”, afirma o coordenador do Fundo Municipal, Paulo Henrique Silva, sobre o impacto para a economia local.

Nos últimos cinco anos, o Fundo passou por alterações que o tornaram mais democrático e inclusivo. Compromisso do prefeito Roberto Naves, o valor do aporte financeiro dobrou. Outra mudança importante é que, antes, o poder público também podia participar do processo e agora, o mecanismo é exclusivo para projetos apresentados pela sociedade civil.

O edital 2021 traz duas novidades. Nas áreas com mais de uma cota de premiação, uma delas é destinada àqueles que nunca foram contemplados pelo Fundo ou não tenham sido nas três últimas edições. A medida dá oportunidade para jovens produtores, ainda sem um currículo consolidado. A outra novidade é quanto ao número de premiações por candidato. Ao contrário das edições anteriores, cada proponente será contemplado com a aprovação de apenas um projeto.

Deixe um comentário