Ad
Home Últimas Notícias Rogério Greco abre primeiro dia de palestras do Fórum da Polícia Penal...

Rogério Greco, secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado de Minas Gerais, ministra palestra nesta quarta-feira (27), na abertura do primeiro Fórum da Polícia Penal de Goiás (Foto: Divulgação)

O objetivo do Fórum, nos dois dias de debates, é iniciar a construção de um novo planejamento estratégico para a instituição, com validade de 2023 a 2027. Debates embasarão a construção de um novo planejamento estratégico para a instituição. A previsão é de que aproximadamente 130 gestores (chefes, gerentes e superintendentes) da DGAP participem do Fórum, além de policiais penais e universitários

Publicado: 27.04.2022

Com a participação especial de um dos maiores especialistas em Direito Penal do país, Rogério Greco, tem início, nesta quarta-feira (27), o primeiro Fórum da Polícia Penal de Goiás. O tema é “Polícia Penal na direção: seus desafios para a transformação da administração penitenciária em Goiás”. O evento se encerra nesta quinta-feira (28) e é voltado para policiais penais e estudantes de Direito. As palestras serão transmitidas, ao vivo, pelo YouTube da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP).

O evento realizado pela Escola Superior de Polícia Penal (ESPP) vai ocorrer na sede da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego, rua 72, n. 192, Jardim Goiás), das 8 às 18 horas. A previsão é de que aproximadamente 130 gestores (chefes, gerentes e superintendentes) da DGAP participem do Fórum, além de policiais penais e universitários.

O objetivo do Fórum, nos dois dias de debates, é iniciar a construção de um novo planejamento estratégico para a instituição, com validade de 2023 a 2027. “É um momento muito importante de discussão e debates. São mais de dez anos sem um encontro deste nível com os gestores do sistema penitenciário goiano. Esse estudo vai embasar nosso novo planejamento estratégico e contribuir para o crescimento da Polícia Penal de Goiás”, afirma o diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires.

O planejamento estratégico seguirá as diretrizes do planejamento da Secretaria da Segurança Pública, lançado este ano e com validade até 2031. “Vamos estabelecer os objetivos e quais caminhos a seguir para alcançarmos nossa missão institucional. Traçaremos as diretrizes de investimento e as metodologias para alcance das metas nas áreas de segurança e reintegração social. Esses indicadores passam a ser os parâmetros a serem seguidos pela gestão. O Fórum também contribuirá para avaliar as metas já realizadas pela DGAP”, explica o diretor-geral.

O evento será dividido em eixos temáticos nas mesas redondas: ressocialização e reintegração social, segurança e inteligência penitenciária, gestão e comunicação. Ao final de casa mesa redonda, será produzido um documento com propostas relacionadas a cada tema. O material será encaminhado ao Gabinete do Diretor-Geral de Administração Penitenciária.

Convidados

Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco é professor de Direito Penal e pós-doutor na área pela Universitá Degli Studi di Messina (Itália). Autor de mais de 20 obras jurídicas no país, o especialista ministrará palestra nesta quarta-feira (27), às 9h15.

Além de Rogério Greco, mais dois convidados abrilhantam a programação do primeiro Fórum da Polícia Penal de Goiás. No segundo dia do evento, a primeira policial penal mulher a ser nomeada secretária de Administração Penitenciária do Brasil (Rio de Janeiro), Maria Rosa Lo Duca Nebel, fala aos convidados, por vídeo, a partir das 14h10. Às 15 horas, será a vez do ex-secretário da Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, ministrar palestra.

Durante a realização das palestras será permitida a participação dos presentes e dos acadêmicos. Os universitários acompanharão o evento ao vivo pelo YouTube. Durante a transmissão, os inscritos deverão preencher ficha de presença para receber certificado contendo horas extracurriculares.

Programação

I Fórum da Polícia Penal de Goiás

27/04 (quarta-feira)

8h – Credenciamento e café

9h – Cerimônia de abertura

9h15 – Palestra de abertura: Rogério Greco – secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado de Minas Gerais

11h – Comentários e perguntas dos participantes

12h – Almoço

14h – Início dos Eixos Temáticos

16h – Intervalo para o café

18h – Encerramento das atividades do dia

 

28/04 (quinta-feira)

8h – Retomada dos Eixos Temáticos

9h45 – Intervalo para o café

11h30 – Entrega dos relatórios para o coordenador-geral

12h – Almoço

14h10 – Palestra: Maria Rosa Lo Duca Nebel – secretária de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro

14h40 – Comentários e perguntas dos participantes

15h – Palestra de enceramento: delegado federal Rodney Miranda

16h  – Comentários e perguntas dos participantes

16h30 – Intervalo para o café

17h30 – Cerimônia de encerramento

Fonte: Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)

Deixe um comentário